segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

“Mensalão foi a maior armação contra um governo”, diz Lula em 15/11/2009

Thomaz Pires do sítio Congresso em Foco.

Em entrevista ao programa É notícia, da Rede TV, o presidente Lula voltou a defender o Partido dos Trabalhadores e o governo das denúncias referentes ao mensalão. Questionado sobre o bordão “eu não sabia”, Lula foi enfático e alegou que a denúncia foi orquestrada pela oposição para atingir o governo.

“Houve uma tentativa de golpe contra o governo. Foi a maior armação já feita contra um governo... Essa história ainda vai ser esclarecida. Mas eu poderei falar melhor sobre o assunto apenas quando deixar a presidência”, destacou.

Veja a SEXTA PARTE da entrevista do presidente Lula ao programa É Notícia, da RedeTV! -

A crise do mensalão e ameaça institucional.


Para ter acesso a todas as partes da entrevista É Notícia Especial comemorativo a 10 anos da Rede TV realizada em 15/11/2009 clique aqui: http://verbobrasilis.blogspot.com/2010/12/em-16112009-lula-concedeu-entrevista-ao.html
Lula evitou estender o tema ao longo da entrevista, embora tenha deixado em aberto a tese de conspiração armada pela oposição. “Tem uma parte apodrecida da política desse país que não aceita a alternância de governo. E eu sou a alternância”, complementou.

Além de livrar o governo das acusações do mensalão, o presidente também fez menção direta a um dos personagens que passou a ser considerado o epicentro do escândalo. “O Marcos Valério não veio do PT. Veio de outras campanhas e não está provado que teve dinheiro público. Mas o Supremo é quem vai julgar o caso”, argumentou.

A entrevista foi feita pelo repórter da Folha de São Paulo e apresentador, Kennedy Alencar. O programa, dividido em três blocos, com cerca de dez minutos cada, foi aberto com perguntas sobre a trajetória de vida do presidente. Lula chorou ao lembrar o falecimento da primeira esposa e disse que pretende assistir ao filme “Lula, o filho do Brasil”, que estréia nesta terça-feira (17), no festival de cinema de Brasília, reservadamente com a família.

Invejoso e doentio

Lula não foi contundente apenas na defesa do governo sobre o mensalão. Ao comentar as críticas feitas pelos tucanos ao seu governo, o presidente fez colocações duras. Uma delas foi comentário ácido direcionado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“A pior doença do mundo é a inveja ... Ele [FHC] pensa com o fígado ao invés de pensar com a cabeça”, alfinetou o presidente, que também alegou acreditar haver sempre uma expectativa por parte do governo anterior que as coisas dessem errado em seu segundo mandato.

Embora tenha feito as críticas aos tucanos, Lula também admitiu que o PT cometeu equívocos nas duas disputas eleitorais (1994 e 1998) ao adotar o discurso de crítica ao plano real, que foi a maior bandeira usada na campanha do ex-presidente FHC. Questionado sobre o assunto, Lula destacou que “ o PT errou em não apoiar o Real”.

Veja as principais frases do presidente:

"Ele não se conforma em ver que um peão fazer mais do que ele no governo", sobre FHC.

"Eu tinha horror de política e horror de quem gostava de política."

"Nós chegamos no tempo certo para fazer as coisas que o Brasil precisava"

"Tem presidente que não conhecia nada sobre o Brasil"

"Fonte a gente tem que guardar, meu filho", sobre o interlocutor que lhe avisou que estariam preparando um processo de impechament em 2005.

"Eu posso ter exagerado ao colocar o nome de Cristo, mas não tem outra forma de fazer o povo entender o que eu tinha que dizer". Sobre a comparação entre as alianças políticas do governo e  Judas.

"Não tem ninguém mais tolerante do que eu", sobre o relacionamento com a imprensa.

Comentários oportunos:


Por Alexandre (20/11/2009 - 16h29)

Respondam os inteligentes de plantão: Quem foi realmente punido com o Mensalão?.. Não lembram? Digo eu: Somente o Zé Dirceu! Apesar de merecer críticas, o Zé teve a dignidade de descer de seu cargo de Ministro da Casa Civil, voltar para a Câmara e defender-se das acusações.

Nada provaram contra ele, apesar das muitas evidências, e tiraram-lhe o cargo político de Deputado Federal. Podem dizer os incautos: O Jeffersos também foi e um outro que era do PP, cujo nome escapa-me agora. Retruco eu: Nada disso!

O Jefferson não foi punido. Foi premiado! Saiu da Casa, aposentou-se, pois tinha mais de 2 mandadtos, ficou com a dinheirama que levou do mensalão e, de quebra, elegeu a filha pra continuar sua "missão". O outro (Janene, lembrei) foi punido por representar o Maluff que estava na cadeia, portanto tinham que punir alguém ligado a ele. Ópera bufa! E o Jefferson foi o Bufão disso tudo. Os demais, contra os quais houve provas a rodo, inclusive os do PT, nada sofreram. Memória serve para isto!

Por Alexandre (20/11/2009 - 16h18)

À época em que denunciou os mais de 300 picaretas, foi crivado de críticas de todos os lados porque estava atacando uma instituição séria e outros blás. Quando deu a tal entrevista de página inteira no JB, em 86, fora indagado como era o Congresso e ele sem titubear disse: "É corrupção pra todo lado!". E o repórter perguntou: do pessoal da direita? Lula Respondeu: da direita, da esquerda, de todo lado. Aliás, uma das pessoas mais honestas que conheci lá dentro é o ex-Ministro Jarbas Passarinho, da direira declarada".

Não venham com essa bobajada de que o PT inventou a corrupção e nem de que o governo Lula é o mais corrupto da Hstória, pois o que vemos hoje é, na verdade, que os fatos estão sendo apurados e não jogados para baixo do tapete, como nos tempos de FH e seus carecas amestrados, e existe liberdade de imprensa, como "nunca antes na história deste país".

Negar a competência do Governo Lula é no mínimo risível, pois pegou um país com superávite de 4 bi e devolve mais de 207 bi, sem ter vendido nem uma estatal sequer e tendo criado mais empregos do que qualquer outro antecessor. Só em 2008 criou mais empregos do que o sociólogo intelectualóide em 8 anos. Façam-me o favor!

Por Alexandre (20/11/2009 - 16h04)

Mais uma vez o presidente Lula vem demonstrar sua enorme sabedoria, que os preconceituosos de plantão insistem em não ver, ou não admitir. É tão óbvio que o mensalão foi mais uma tentaiva de golpe dos tucanos que é desnecessário que se diga. Basta estar atento!

Por que o Jefferson iria por a prêmio sua cabeça e seu cargo? "só por patriotismo?" Por que o Fruet parou de tanto aparecer na TV depois que se descobriu que o Azeredo está envolvido até as cuecas? Teve enxaquecas? Façam o favor! Deixem de ser ingênuos!

Claro que o mensalão existiu, existe e sempre existirá (infelizmente)! Aliás, aos que ignoram, o Lula foi o primeiro a denunciar a corrupção generalizada (esquerda e direita) no Congresso Nacional em 1986, quando constituinte, em entrevista de página inteira ao JB (salvo engano) e, posteriormente quando disse que havia mais de 300 picaretas no Congresso, lembram? Memória serve para isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário