domingo, 12 de dezembro de 2010

Os erros de Frei Beto na análise crítica do governo Lula

Reproduzo texto publicado originalmente no blog "Os Amigos do Presidente Lula"
 
Frei Beto fez sua análise dos 8 anos de governo, cujo título resume: "Obrigado, Lula" (a íntegra está aqui).

O saldo que ele aponta é amplamente positivo, como não poderia deixar de ser, e faz umas críticas pontuais. Todo governo não é perfeito e merece críticas, principalmente quando construtivas e honestas, pois servem para corrigir os pontos ainda falhos, e é o que Frei Beto quis fazer. Porém algumas críticas dele já estão desatualizadas, fazem parte do passado.

Numa delas, ele diz:

Você [presidente Lula] resgatou o papel do Estado como indutor do desenvolvimento e, através dos programas sociais e da Previdência, promoveu a distribuição de renda que aqueceu o mercado interno de consumo. O BNDES tornou as grandes empresas brasileiras competitivas no mercado internacional. Tomara que no governo Dilma seja possível destinar recursos também a empreendimentos de pequeno e médio porte e favorecer nossas pesquisas em ciência e tecnologia.

O BNDES já ouviu Frei Beto, antes mesmo dele escrever seu artigo. Aumentou bastante os recursos para Micro e Pequenas empresas e até para pessoas físicas:

Clique nas imagens para ampliar


Em 6 meses de 2010 já havia emprestado para Microempresas mais do que no ano todo de 2009 e de 2008. Para pessoa físicas, pequena e média empresa, os números também mostram a grande evolução.

A participação dos "pequenos" saltou de 24% para 36% nos empréstimos do BNDES.

Outra crítica controvesa foi quanto ao Bolsa-família. Frei Beto diz:
...quem sabe o Fome Zero, com seu caráter emancipatório, a tivesse erradicado se o seu governo não o trocasse pelo Bolsa Família, de caráter compensatório, e que até hoje não encontrou a porta de saída para as famílias beneficiárias.

Esse discurso de "porta de saída" já está meio surrado (nem José Serra usou em sua campanha demo-tucana0), e com o tempo, gradativamente, a geração de empregos tira famílias do programa.

Além disso, obras do PAC tem programas para contratar mão-de-obra entre os benefiários do bolsa-família. Há ainda diversos programas de qualificação profissional como PlanSeq, empregando gente principalmente no setor de Turismo e da Construção Civil.

Por fim, o caráter emancipatório do Fome Zero foi mantido no governo Lula, disperso em diversos programas de geração de trabalho e renda. Há o Territórios da Cidadania, Territórios da Paz, o incremento do PRONAF e assistência técnica para agricultura familiar, programas governamentais de compra de alimentos, compras para a merenda escolar, e na cadeia produtiva do biodiesel. Alguns tiveram que passar por percalços iniciais até se tornarem viáveis, mas todos estão dando certo e avançando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário